quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

São Silvestre de Lisboa - 2017

Tal como o ano passado, para acabar o ano, nada melhor que a São Silvestre de Lisboa. A minha 2ª São Silvestre de Lisboa.

Ao contrário do ano passado, em vez de ser dia 31 de Dezembro, este ano foi no dia 30, ao final da tarde / noite.



O dia 30 foi stressante. Trabalhar durante a manhã, comer qualquer coisa rapidamente e ir para Lisboa, coordenar bem as coisas, e consegui despachar , a tempo de às 15h30 estar pronto para ir para a corrida. Faltava apenas, apanhar o Comboio até ao Cais do Sodré, e ir a pé até aos Restauradores.

Eram 16h45, faltando só 45 minutos para o início da corrida, apressei-me a sair da estação do Cais do Sodré e e lá fui até aos Restauradores, mas aproveitando para tirar umas fotos da paisagem e da decoração que envolve a cidade de Lisboa nesta época natalícia.

Nunca pensei que estivesse tanta gente na rua, entre cidadãos, turistas e atletas que iam participar na corrida, eram centenas e centenas de pessoas.

Às 17h em ponto, já estava preparado para entrar no meu bloco de partida, que era o "Sub 60", que iria ser a 2ª vaga de pessoas, e já no fundo da avenida da liberdade se iam juntando as pessoas do bloco "Mais 60", da 3ª vaga.

A ânsia era muita. O relógio nunca mais marcava as 17h30. 

Lá apresentaram os atletas da Elite, sendo característico desta prova a habitual distinção e competição de sexos.

Às 17h30 lá partiram a Elite Feminina com uma vantagem de 2 min. e 53 seg. seguindo-se a Elite Masculina e a restante 1ª Vaga (Sub 45 e Sub 50).

Poucos minutos depois, lá deram sinal de partida para a 2ª Vaga.

Eu mesmo na linha da frente, assim que se ouviu o disparo, comecei logo arrancar a grande ritmo. A emoção era tanta, com centenas e centenas de pessoas a assistirem, ao longo de todo o percurso, preenchendo todo gradeamento.

Até ao primeiro quilómetro e meio, fui sempre na frente com mais algumas pessoas, só depois, comecei a abrandar. A sinalização dos quilómetros até estava engraçada e original.
  A partir daí comecei a diminuir o ritmo e considerar esta prova mais como  um treino, fazendo algumas pausas, tendo em conta que não tinha feito nenhuma preparação nas semanas antes.

Acabei por ir apreciando todo o percurso, desde do Terreiro do Paço, até Alcântara e depois novamente o percurso inverso até ao Terreiro do Paço. Apesar de ser inverno a temperatura até estava agradável.

Faltava apenas 2 quilómetros, subir e descer a Avenida da Liberdade, nada de muito difícil se fosse no início da corrida, mas agora no fim parece que nunca mais acaba. A subida foi praticamente a andar, só o último quilometro a descer ai foi praticamente sem parar. Com um pequeno esforço no final e lá acabei a prova.

Resumindo, das 10 corridas que fiz desde de Setembro, foi o pior resultado obtido, mas pela experiência, adrenalina e alegria que se sentia no ar, independentemente do resultado / tempo obtido, valeu a pena participar.


Tempos da Prova (Diploma):

10 Km - 01:03:56
5 Km - 28:40
Ritmo médio - 6:23 min./km

E para não esquecer esta prova, teve mais uma medalhinha para se coleccionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário